HORA DO EVANGELHO NO LAR

HORA DO EVANGELHO NO LAR

HORA DO EVANGELHO NO LAR
Livro Ceifa de Luz
Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier

LEI E VIDA - Capítulo 25

HORA DO EVANGELHO NO LAR
“Foi dito aos antigos: não matarás, pois quem quer que mate estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão merecerá condenado no juízo; quem disser a seu irmão: raca, merecerá condenado ao fogo do inferno.” (Mateus, 5:21 e 22)
   
PRECE
Jesus, Mestre Querido, neste momento em que nos encontramos reunidos em Teu nome, possamos, juntos, celebrarmos esta Doutrina de Luz que nos mostra os caminhos do bem e do amor.
Que possamos caminhar com passos largos e firmes, com segurança e com fé, amparando aqueles que necessitam mais do que nós mesmos. Que nunca, em tempo algum, partam de nossos corações injurias e violências contra nossos semelhantes.
Que aprendamos a sermos mansos e pacíficos como nos ensinou. 
Ampara-nos e permita Senhor, que nossos mentores espirituais nos assistam neste momento de estudo e reflexão, auxiliando-nos na compreensão da lição e em sua aplicação em nosso dia-a-dia. 
Assim, amparados e protegidos, em Teu Nome Mestre Jesus e com Tua permissão, iniciamos nossos estudos. 
Permaneça conosco, hoje e sempre, que assim seja.  
Que assim seja!
 
LEITURA DO EVANGELHO
Livro – Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel psicografia de Francisco Cândido Xavier – LEI E VIDA
 - Capítulo 25.
"Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, vim para cumprir” JESUS. (Mateus, 5:17.).
 
"Não matarás", diz a lei.
O texto não se refere, porém, unicamente, à vida dos semelhantes.
Não frustrarás a tarefa dos outros, porque a suponhas inadequada, de vez que toda tarefa promove quem a executa, sempre que nobremente cumprida.
Não dilapidarás a esperança de ninguém, porquanto a felicidade, no fundo, não é a mesma na experiência de cada um.
Não destruirás a coragem daqueles que sonham ou trabalham em teu caminho, considerando que, de criatura para criatura, difere a face do êxito.
Não aniquilarás com inutilidades o tempo de teus irmãos, porque toda hora é agente sagrado nos valores da Criação.
Não extinguirás a afeição na alma alheia, porquanto ignoramos, todos nós, com que instrumento de amor a Sabedoria Divina pretende mover os corações que nos partilham a marcha.
Não exterminarás a fé no espírito dos companheiros que renteiam contigo, observando-se que as estradas para Deus obedecem a estruturas e direções que variam ao infinito.
Reflitamos no bem do próximo, respeitando-lhe a forma e a vida.
A lei não traça especificações ou condições dentro do assunto; preceitua, simplesmente: "não matarás".
 
REFLEXÕES: Aprofundando o conceito do “não matarás”, (ESE – Cap. 1, item 2– NÃO VIM DESTRUIR A LEI), Jesus condena todo e qualquer sentimento inamistoso, como a cólera, a arrogância, o desprezo, por serem antagônicos à lei do Amor. Até mesmo palavras menos corteses, como raca (indivíduo sem valor) ou louco, mereceram-lhe a reprovação. Certas expressões vocabulares, embora não sejam ofensa grave, quando ditas de modo malicioso ou com particular entonação, podem ferir profundamente a suscetibilidade do próximo, provocar ódios e rancores, e, muitas vezes, causar revides e violências, de graves consequências. Assim, pela doutrina cristã, não é só o homicídio que constitui violação do 5º mandamento, mas também uma “simples” palavra, que possa destruir as boas coisas deste mundo, destruir uma amizade, destruir a harmonia de um lar, a inocência de uma criança, o respeito, a fé de uma alma, a esperança de um sofredor, destruir o entusiasmo, a alegria, etc.
No Livro dos Espíritos, Capítulo 51, questão 765 – comentado por Miramez), ele nos diz que: ”... o "não matarás" é lei divina, que brilha entre os homens desde épocas recuadas, para que possa fazer parte da própria vida dos homens. Que existem muitas modalidades de matar, e a alma deve observar a palavra de Deus, pelos seus semelhantes, começando a respeitar primeiro seus irmãos, para depois passar a outras escalas, de acordo com o crescimento espiritual das criaturas. O significado do mandamento se diversifica em todos os rumos: não matar o próprio corpo, não matar o tempo que Deus nos deu, não matar os pensamentos bons, não matar a palavra edificante, não matar a força e a vida da natureza em todos os seus reinos. Os caminhos para respeitar a vida são inúmeros, e devem ser respeitados pelos homens, para que esses homens tenham paz. Enquanto a criatura não ajudar, não servir, não amar a todos e a tudo, não encontrará a paz de consciência.
Não podemos esquecer o Evangelho nos nossos escritos, porque ele nos dá força de entendimento em todos os rumos da inteligência. Os discípulos, pelo conhecimento com Jesus, não mais mataram e, sim, passavam em todos os lugares dando vida, animando os sofredores, dando pão a quem tinha fome, vestindo os nus e, desse modo, sendo bem-aventurados em todos os seguimentos da vida. Eles compreenderam o que é amar e o que é amor.”
Pensemos nisto! 
 
PRECE E VIBRAÇÕES – 
  
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier] 
 
Agora, elevemos nossos pensamentos ao alto, deixando-nos envolver pelas vibrações de amor e paz, e vamos doar de nós mesmos em benefício de nosso próximo. 
Jesus, Médico Sublime, pedimos que abençoe e suavize as dores de todos aqueles que estão sofrendo, doentes, internados nos hospitais, em suas próprias casas, nos asilos ou pelas ruas.... desejamos ardentemente que suas dores físicas e espirituais sejam amenizadas ou se possível curadas através do lenitivo de Teu Amor. 
Mestre Jesus que, com o Teu auxílio e com o auxílio dos benfeitores espirituais, nossos melhores sentimentos possam se transformar em Luz para todos aqueles que se acham perdidos em meio aos vícios, a solidão, a depressões, desempregados, desconsolados e desamparados de si mesmos. Que eles se sintam envolvidos em doces vibrações, que lhes proporcionem o fortalecimento espiritual, físico e mental. 
Vibramos também por todas as famílias que perderam algum ente querido e por todos os que partiram. Que sejam amparados e esclarecidos. 
Abençoe e Proteja, Senhor, nossa Casa Espírita e todos seus colaboradores, para que continue sendo um Porto Seguro para os aflitos que estão em busca de socorro e amparo espiritual. 
Que a Tua Proteção Divina se estenda sobre todos os lares, ao nosso também. Que neles reinem o respeito, a harmonia e o amor. 
Por fim, Mestre Amigo, te pedimos por nós mesmos, compadece-te de nossas fraquezas, de nossas fragilidades e ampara-nos sempre, permitindo que nossas águas sejam fluidificadas e que nelas contenham o medicamento de que precisamos para nosso equilíbrio mental, espiritual e físico.  
E assim, que a Tua Paz, Senhor, nos envolva a todos, agora, hoje e sempre. 
Que assim seja. 
  
Paz e Bem!